•Professora:Maria Aparecida Gonçalves
•Nome da Escola: CEJA Prof. Alfredo Marien
•Local: Rondonópolis - MT
•Série: Ensino Fundamental &Médio
•Número de alunos: 18
•Alunos envolvidos: Carolina, Guilherma, Franciele, Maria Ap., Mirian, Morgana, Patrícia, Lucas Fernando, Leonardo Borges, Rozilda, Karina, Nicolly, Wendury, Helen, Giseli, Victor, Eduardo, Isaque, Maria Neide
•Problemática a ser estudada / definição do Tema
Eleições: E Eu Com Isso??
Qual está sendo seu papel como cidadão em relação a política???
•Justificativa
O projeto tem como desafio o estudo de algumas das questões sociais como a violência, a fome, a corrupção, e sobretudo a importância do ato de votar, propiciando o desenvolvimento de atitudes e competências, visando o entendimento do presente para a projeção do futuro.
Objetivo Geral
•Compreender a evolução do processo eleitoral brasileiro e a importância do exercício do voto.
•Objetivo (s)
•Identificar no próprio grupo de convívio problemas sociais, econômicos;
•Compreender e analisar as questões sociais, como a fome, o desemprego, a violência;
•Valorizar a importância do voto como instrumento de transformação social e exercício vivo de cidadania;
•Comparar acontecimentos, estabelecendo relações entre o passado e o presente;
•Adotar atitudes de repúdio à alienação;
•Desenvolver o senso crítico;
•Conhecer os Direitos Humanos
•Perceber a importância da participação popular para a efetivação da democracia;
•Compreender o sistema eleitoral brasileiro.
Conteúdos
•Conceito de política;
•Conceito de Democracia;
•Conceito de República;
•Conceito de cidadania;
•A formação e trajetória da política no Brasil;
•Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Metodologia / Procedimentos
A pesquisa do trabalho será analisada por meio de uma abordagem bibliográfica, Qualitativa e histórica.
1-Reuniões na própria escola utilizando o horário dos plantões (10:00 as 11:00 na quintas feiras)
2-Pesquisa em jornais, Jornal Mundo Jovem, Livros, e Revistas fatos e acontecimentos que envolvam política, violência, fome, desemprego, etc.;
3-Ler e interpretar e fichar livros e textos;
4-Ler e interpretar imagens, gravuras;
5-Elaborar gráficos e tabelas;
6-Coletar dados
7-Entrevistar pessoas
8-Desenhar e elaborar charges;
9-Elaborar história em quadrinhos,
cartazes, murais.
10-Navegar na internet;
11-Participar de debates, discussões;
12-Analisar textos e reportagens atuais;
13-Dramatizar variadas situações;
14-Pesquisar sobre os movimentos sociais no Brasil.
15- Propor soluções.
Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Computador, data show, microfone, máquina fotográfica, livros, revistas, músicas e instrumentos musicais
•Avaliação e Resultados esperados
•A avaliação será contínua;
•Por meio das pesquisas e de produções de textos;
•Montagem e apresentação do projeto;
•O resultado esperado será a conscientização de que a verdadeira democracia implica a prática da cidadania, por meio da participação política e do voto.
•Divulgação / Socialização do Projeto realizado
*Blog do CEJA:
http://escolaalfredomarien.blogspot.com/
*Meu blog: http://ciddagoncalves.blogspot.com/
*Na Praça Brasil no dia 16 de outubro
•Referências Bibliográficas
•Jornal Mundo Jovem
FAORO, Raymundo – Assembléia Constituinte a legitimidade recuperada, 2ª edição: brasiliense, São Paulo 1982
MAAR, Wolfganf Leo -O que é Política 4ª edição :brasiliense, são Paulo 1984
DIREITO, Carlos Alberto Menezes – A democracia nossa de casa dia : forence Universitária : Winston Ed.,Rio de janeiro, 1984
DUARTE, Gleuso Damaceno, DUARTE, Mariângela Almeida – Parlamentarismo ou Presidencialismo? Monarquia ou República? Belo Horizonte, 1993.
MARTINEZ, Paulo – Política: Ciência, vivência e trapaça : Moderna, São Paulo, 1993
MARTINEZ, Paulo – Constituição: Legalidade versus realidade :Moderna, São Paulo, 1991
JANOTTI, Maria de Lourdes Mônaco – O Coronelismo: Uma política de compromisso : brasiliense, 3ª edição, São Paulo, 1984
RIDENTE, Marcelo – política pra quê? : Atual, 4ª edição, São Paulo, 1992
DIMENSTEIN, Gilberto – O Cidadão de papel, a infância, a adolescência e os Direitos Humanos no Brasil : Ática, 20ª edição, São Paulo, 2003
Sem comentários:
Enviar um comentário